Acesso Restrito

Festa da padroeira começa sábado

28/11/2007

     Até o ano retrasado, a padroeira dos mineiros chegava motorizada à Igreja Matriz e ao bairro que carregam o seu nome. Saía de uma mina e em cima de um caminhão percorria as ruas em direção ao templo. Seguindo os moldes de 2006, Santa Bárbara chegará esse ano, novamente, pelas mãos dos mineiros. Só que eles irão conduzir a imagem da santa da Operária Nova até a Matriz a pé. A expectativa é atrair mais de 12 mil pessoas.

     A festa em honra a também padroeira do município inicia no sábado, dia 1º. Antes, porém, na sexta-feira, dia 30, haverá às 19h30min uma missa presidida pelo padre Onésimo Alberton, reitor do Seminário Teológico de Florianópolis. No salão de festas, apresentações culturais e artísticas com o grupo Black Dance e Banda Dendê da Escola João Frasseto e Coelho Neto, show com Aline Fernandes e com a banda Os Johnsons.

 

Programação

para os jovens

 

     José Teixeira de Sousa, coordenador da festa, destaca que, dentre as mudanças mais significativas, as festividades deste ano abrangem mais os jovens. "As tardes do sábado e da terça-feira poderão ser melhor aproveitadas pela juventude católica. Das 15h às 19h, teremos vários shows e atividades", ressalta. No sábado, às 19h30min, tem início a missa presidida pelo pároco padre Bento Ailton. Uma hora depois, espaço para a coroação da rainha e início das apresentações de palco.

     Já a partir das 7h de domingo, é a vez da alvorada festiva. As missas ocorrem às 10h, celebrada pelo padre Valdemar Carminati, e às 19h, pelo padre Bento. O almoço será servido no Salão de Festas e oferecido também pelas barracas. "Contamos neste ano com uma praça de alimentação com 700 metros quadrados totalmente coberta. Ano passado o espaço era aberto e a chuva atrapalhou um pouco as festividades", diz. Na segunda-feira a missa às 19h30min será realizada na Mina Velha, comunidade Mãe Peregrina, pelo padre Hélio Tadeu Furlan. Logo após, a tradicional transladação toma conta das ruas.

 

Retorno às

tradições

 

     A localidade de Mina Velha é o local onde a primeira capelinha em homenagem à santa foi erguida em Criciúma. Com as cores vermelha e branca e a iluminação de velas carregadas pelos fiéis e dos capacetes acesos dos mineiros, Santa Bárbara será levada à Igreja acompanhada também pela Banda Marcial da Satc. A chegada na Matriz está prevista para as 21h, com show pirotécnico e bênção do povo. No dia 4 de dezembro, dia de Santa Bárbara, a missa celebrada pelo bispo Dom Paulo de Conto e concelebrada pelos padres presentes está marcada para as 10h. O show de cordas e coro com o Coral Santa Bárbara inicia às 11h no interior da igreja. A procissão ocorre às 16h.

      Há indícios de que a festa de Santa Bárbara é celebrada em Criciúma, pelo menos, desde 1916. Em 1952 foi lançada a pedra fundamental da atual igreja. A paróquia Santa Bárbara foi criada em 31 de dezembro de 1960 e daqui a três anos celebra o Jubileu de Ouro ao completar 50 anos.

 

Programação

 

- Sábado, dia 1º:

15h às 19h - Tarde da Juventude com as bandas católicas Voz Amiga, Soldados de Cristo, Anjos do Senhor, Frutos da Fé e Ministério da Oração

19h30 - missa presidida pelo pároco padre Bento

20h30 - coroação da rainha e início das apresentações de palco com Roba da Cioli de Caravaggio

21h30 - show de Aline Fernandes

22h - Banda do Térrio

22h40 - Samba Mil de Araranguá

23h30 - Los Badjecos do Samba

- Domingo, dia 2:

7h - alvorada festiva

10h - missa festiva presidida pelo padre Valdemar Carminati

11h - apresentação da Banda Marcial do Colégio São Bento

12h - almoço no salão de festas e todo o serviço de barracas

Tarde festiva com animação de palco

19h - missa presidida pelo padre Bento

20h - Grupo Redenção Nativa

21h - Banda Tolerância Zero

22h - Banda RDA

23h - Banda Aracnídeos

- Segunda-feira, dia 3:

19h30 - missa na Mina Velha, comunidade Mãe Peregrina, presidida pelo padre Hélio Furlan. Logo após, transladação da imagem de Santa Bárbara, acompanhada da Banda Marcial da Satc, até a Igreja Matriz

20h30 - Grupo de Dança Afro Filhas de Olodum

21h - chegada da imagem, show pirotécnico e bênção do povo

21h30 - Banda Rosa Cruz

22h - Banda Unsseteuns

22h40 - Grupo Alaciá

23h30 - show acústico Studium 7

 

- Terça-feira, dia 4:

7h - alvorada festiva

9h - acolhida das comunidades e suas padroeiras

10h - missa presidida pelo bispo diocesano Dom Paulo de Conto e concelebrada pelos padres presentes

11h - show de cordas e coro com o Coral Santa Bárbara no interior da igreja

12h - apresentação da Banda Marcial da Satc no pátio da igreja e almoço

15h - início da Tarde da Juventude com as bandas católicas Voz Amiga, Soldados de Cristo, Anjos do Senhor, Frutos da Fé e Ministério da Oração

16h - missa do Coral de Jesus de Gravatal, com procissão, bênção e consagração à Nossa Senhora. Com liturgia e participação do Apostolado da Oração de toda região


A Tribuna

Criciúma/SC

Geral

28/11/2007

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351