Acesso Restrito

Carvão de SC ganha apoio tecnológico

28/11/2007

     Desenvolver tecnologias para o carvão mineral obter maior desempenho técnico, ambiental e melhorar os custos de produção no setor. Esse é o objetivo do convênio de cooperação técnico-científica que a Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM) assina hoje com o National Energy Technology Laboratory (NETL), vinculado ao Departamento de Energia dos Estados Unidos.

     O acordo será celebrado às 15h, no Centro Administrativo do governo do Estado, em Florianópolis, com a presença do governador Luiz Henrique da Silveira, e do diretor da NETL, Carl O. Bauer.

     De acordo com o presidente da ABCM, engenheiro Fernando Luiz Zancan, o convênio é importante para criação de projetos na área tecnológica, como a gaseificação do carvão mineral.

     - O governo federal liberou R$ 52 milhões recentemente para pesquisa. E não adianta termos recursos e não termos projetos - salienta Zancan.

     O primeiro curso resultante desse intercâmbio, sobre gaseificação de carvão mineral, já está projetado para 2008. O NETL analisa um projeto para oferecer treinamento aos técnicos brasileiros nos Estados Unidos.

     Com trocas de informações, relatórios e amostras, cientistas e técnicos também terão condições de desenvolver tecnologias limpas para uso do carvão, além de pesquisas para captura e armazenamento de gás carbônico (CO2) e outros gases geradores do efeito estufa.

     A iniciativa se propõe ainda a desenvolver e avaliar tecnologias para obtenção de metano e produção de diesel, lubrificantes e até hidrogênio.

     O acordo prevê assistência técnica a projetos específicos, como a implantação do Centro de Tecnologias do Carvão Limpo e Captura de CO2, em Criciúma, Sul do Estado.
     - O convênio com o NETL, o mais importante laboratório de pesquisa tecnológica para os combustíveis fósseis dos Estados Unidos, permite que possamos, no Brasil, desenvolver tecnologias para o uso sustentável do carvão mineral brasileiro - afirma Zancan.


Diário Catarinense

Florianópolis/SC
Economia

28/11/2007

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351