Acesso Restrito

Encontro discute elaboração de Plano Estadual de Recursos Hídricos

09/11/2007

     Prever ações para conservar o uso da água foi o principal objetivo do Encontro Preparatório da Região Hidrográfica do Extremo Sul Catarinense, que discutiu a elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH/SC). O evento ocorreu no Auditório do Centro de Treinamento da Epagri de Araranguá, na última quinta-feira, dia 08 de novembro, e foi promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.

 

     As 23 bacias hidrográficas de Santa Catarina foram agrupadas em dez regiões hidrográficas. O encontro realizado abordou o Extremo Sul Catarinense e suas principais bacias, que compreendem o Rio Urussanga, Rio Araranguá e Rio Mampituba. Nestes encontros regionais, são desenvolvidos estudos, investigações, diagnósticos e planejamento de curto, médio e longo prazos, com o objetivo de definir, em conjunto com a sociedade, estratégias e ações que permitirão o desenvolvimento sustentável, através do uso racional e a conservação dos recursos hídricos.   

 

     Durante o evento foram formados cinco grupos temáticos, que discutiram diferentes temas como a cidadania e recursos hídricos, poluição dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, preservação e recuperação dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, eventos hidrológicos críticos – secas e enchentes e os usos dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Cada grupo abordou o tema proposto através de palestras e oficinas de trabalho, que foram desenvolvidas no local. A engenheira Civil do Siecesc, Mariane Brogni Pazzetto, coordenou o grupo sobre usos dos recursos hídricos e achou importante este tipo de encontro. "É interessante porque é um plano participativo, as pessoas poderão dizer o que anseiam para o futuro da água em nossa bacia", avalia.

 

     Este encontro foi aberto ao público e aproximadamente cem pessoas participaram da abertura. Outros nove serão realizados nas demais Regiões Hidrográficas de Santa Catarina. Mais informações podem ser obtidas no site www.aguas.sc.gov.br/perh.


Joice Quadros

Assessora de Imprensa do SIECESC

(48) 9984 9967

joice.q@terra.com.br

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351