Acesso Restrito

Estação Experimental inaugurada na Carbonífera Criciúma é pioneira no Brasil

17/10/2007

     A Estação Experimental Juliano Peres Barbosa, inaugurada nesta quarta-feira, 17, na Carbonífera Criciúma, é pioneira no Brasil e deverá servir como base para estudos e pesquisas de cobertura de rejeitos em regiões com outros tipos de minérios, em todo o país. Com esta afirmação, o diretor do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), engenheiro de Minas Adão Bem-vindo da Luz, ressaltou a importância desta Estação Experimental, ao descerrar a placa de inauguração junto com o diretor-presidente da Carbonífera Criciúma, empresário Alfredo Gazzolla.

 

    A Estação Experimental está instalada na Mina de Verdinho, da Carbonífera Criciúma, em Forquilhinha, em uma área de aproximadamente 1.700 m2. Foi construída a partir de 2003, com projeto desenvolvido pelo CETEM em parceria com a Carbonífera Criciúma, envolvendo investimentos diretos de R$ 1 milhão e 200 mil, divididos igualmente entre o CETEM, a Carbonífera e o Finep. A Estação é constituída de células experimentais (áreas para teste de diversos tipos de cobertura), um laboratório e uma estação meteorológica. Os materiais usados são as cinzas do carvão, argilas e outros materiais orgânicos coletados na região.

 

     O objetivo deste empreendimento é o de avaliar o desempenho da aplicação de diversos tipos de materiais na cobertura dos rejeitos oriundos do beneficiamento do carvão. Segundo os técnicos, esta cobertura de rejeitos do carvão pode minimizar a geração de drenagem ácida, que é um dos principais problemas ambientais causados pela disposição inadequada dos rejeitos. O desempenho é medido através de sensores eletrônicos instalados no interior dos materiais de cobertura e de rejeito. A análise dos resultados deverá levar um período médio de quatro anos.

 

     O empreendimento leva o nome de Juliano Peres Barbosa, PHd,  pesquisador do CETEM, um dos pioneiros a realizar este trabalho na região. O CETEM é um órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia.


Joice Quadros

Assessora de Imprensa do SIECESC

48 9984 9967

joice.q@terra.com.br

 

 



    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351