Acesso Restrito

Congresso do carvão mineral pede ao MCTI mais investimentos em pesquisa e tecnologia

24/08/2011

Um documento solicitando ao ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloísio Mercadante, a continuidade dos investimentos em PD&I junto à Rede Carvão, bem como seu apoio junto à Presidência da República para a instituição de uma política para o Desenvolvimento Sustentável do Carvão Mineral Nacional. Estes são os pontos principais da "Carta de Gramado", documento elaborado ao final do III Congresso Brasileiro de Carvão Mineral, que iniciou na noite de domingo, 21, na gelada Gramado (RS), encerrando na tarde de hoje, 24. "Esta carta representa os anseios dos 330 participantes das mais de 40 instituições envolvidas em PD&I de carvão, presentes neste Congresso", manifesta o Coordenador do III CBCM, engenheiro Carlos Hoffmann Sampaio, da Rede Carvão.

Entre suas considerações iniciais, os organizadores do Congresso manifestam na "Carta de Gramado" que "O carvão mineral é um indutor de desenvolvimento regional, incorporando mais de 50 mil pessoas na sua cadeia produtiva, envolvendo minas de carvão, usinas termelétricas, metalurgia, ferrovia e transporte rodoviário; é a principal fonte de renda em diversos municípios da região Sul; é fonte geradora de energia elétrica competitiva com as demais fontes térmicas, sendo uma energia firme que independe de condições climáticas ou matéria prima importada" e que "a cadeia produtiva do carvão mineral utiliza técnicas que minimizam o impacto ambiental e investem em inovação tecnológica para ser uma atividade cada vez mais sustentável". O carvão metalúrgico, hoje importado, também mereceu citação sobre estudos e pesquisas que podem tornar viável sua produção no Brasil.

O III CBCM foi realizado no Centro de Eventos da UFRGS, em Gramado (RS), reunindo mestres, doutores, acadêmicos e estudiosos do carvão mineral. A quarta edição do Congresso está prevista para ser realizada em 2013 na cidade de Criciúma (SC).



Joice Quadros/Jornalista/48 9984 9967
E-mail : joicedequadros@hotmail.com

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351