Acesso Restrito

Brasil precisa conhecer suas reservas minerais

23/08/2011

Para ampliar o uso do carvão mineral no Brasil é necessário primeiro conhecer quais são as reais reservas existentes no país. Esta foi a resposta do dr. John Topper à pergunta de como ampliar o uso do carvão mineral no Brasil, ao final de sua palestra na manhã desta segunda-feira, 22. John Topper é uma autoridade mundial sobre o assunto e proferiu a conferência de abertura do III Congresso Brasileiro de Carvão Mineral, que está acontecendo no Centro de Eventos da UFRGS, em Gramado (RS), no período de 21 a 24 de agosto. 

Na sua conferência, John Topper abordou os avanços tecnológicos e experiências que vêm sendo realizadas no mundo na área de tecnologias limpas para o uso do carvão mineral, mostrando exemplos de usinas no Japão e na Itália com emissões reguladas (SOx, NOx e particulados), praticamente zero. A solenidade de abertura aconteceu no domingo à noite e contou com a presença de autoridades. Representando a Frente Parlamentar do Carvão Mineral estavam os deputados federais Edson Bez de Oliveira (PMDB-SC) e Afonso Hamm (PP-RS), o presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (SIECESC), Ruy Hülse, e o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Luiz Zancan.

Congresso debate avanços tecnológicos

Durante estes três dias estão sendo apresentados trabalhos técnicos que vão desde as soluções para a drenagem ácida das minas e trabalhos de recuperação ambiental, aos diferentes usos do carvão em geração de energia e na indústria metalúrgica, bem como o uso de subprodutos, entre estas as cinzas e os rejeitos piritosos.  Um dos painéis desta segunda-feira, 22, foi coordenado pelo engenheiro Cleber Baldoni Gomes, de Criciúma (SC), e versou sobre a recuperação de áreas mineradas. O Congresso reúne cerca de 250 congressistas, entre mestres, doutores e estudiosos do Brasil e do exterior, que apresentaram um total de 101 trabalhos técnicos.

IV Congresso será em Criciúma

O presidente da ABCM, Fernando Zancan, confirmou que o próximo Congresso Brasileiro do Carvão Mineral, em sua quarta edição, será realizado daqui a dois anos em Criciúma (SC). O Congresso é realizado a cada dois anos e suas duas primeiras edições aconteceram em Porto Alegre (RS). Esta terceira edição foi promovida pela Rede Carvão.



Joice Quadros/jornalista/SIECESC – 48 9984 9967

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351