Acesso Restrito

Siecesc e CTCL participam de Congresso Internacional de minas

02/08/2011

O assessor Técnico do Siecesc e pesquisador do Centro Tecnológico de Carvão Limpo (CTCL) do Parque Tecnológico da Satc, engenheiro Cleber Gomes, viajou na última semana para Morgantown, West Virginia, nos Estados Unidos, para participar do Congresso Internacional sobre Mecânica de Rochas e Escoramento de Teto (The International Conference on Ground Control in Mining). O evento aconteceu de 26 a 29 de julho e teve o objetivo de orientar para a resolução de problemas em operações de mineração, estreitando a comunicação entre pesquisadores, consultores, reguladores, fabricantes e operadores de minas. Aproximadamente 300 pessoas vindas de países como Canadá, Polônia, Alemanha, Inglaterra China, Austrália e Brasil participaram do congresso. "Isto mostra o crescimento da mineração no mundo todo", avalia Gomes.

O engenheiro Cleber Gomes participou do congresso a convite da Rede Carvão do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Na oportunidade, ele o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), engenheiro André Zingano, apresentaram trabalho sobre backfill (técnica que introduz rejeitos e outros materiais para o enchimento de galerias subterrâneas), intitulado "Numerical Modeling of the Pillar Confinement with Backfilling Material in Room-and-Pillar Coal Mining" (Modelagem Numérica do Pilar Confinamento com material de enchimento em quarto e Pilar-Mineração de Carvão). O trabalho ainda contou com a pesquisa do engenheiro e professor da UFRGS, Jair Koppe. O engenheiro Arilto Valente e os representantes da Copelmi, engenheiros João Feijó e Adolfo Carvalho também participaram do congresso.

Durante o congresso, foram discutidas as questões de dimensionamento de pilar, escoramento de teto, controle de subsidência e desenvolvimento de novas tecnologias para controle de maciços em minas subterrâneas, tudo isso visando a melhora das condições de mineração, para garantir a segurança da mineração com menor impacto ambiental. Esses temas são os que estão na pauta de desenvolvimento tecnológico no CTCL do Parque Tecnológico da Satc. No evento, foram feitos contatos com vários pesquisadores que têm interesse em desenvolver projetos conjuntos com a Satc.

Visitas técnicas

O primeiro compromisso do grupo que viajou aos Estados Unidos foi uma visita técnica à mina Cumberland Coal, da empresa Alpha Natural Resources, localizada próximo a Morgantown, West Virginia, no dia 25 de julho. No mesmo dia, eles foram conhecer as instalações da fabricante de equipamentos pesados de mineração Bucyrus International, recentemente adquirida pela Caterpillar, empresa norte-americana com mais de 80 anos de história no ramo da construção civil e mineração. No local, são produzidas escavadeiras e máquinas de extração, como o minerador contínuo, equipamento utilizado pelas carboníferas de Santa Catarina para minerar carvão. De acordo com o engenheiro Cleber Gomes, no dia 29 de julho, após o encerramento dos trabalhos do congresso, o grupo visitou a mina da Loveridge Mineração que, segundo Gomes, produz cerca de 6,5 milhões de toneladas de carvão mineral por ano.



Informações:
Assessoria de Imprensa do Siecesc
Joice Quadros
Diene Lemos
Fones: (48) 3431-7603 ou 9984-9967

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351