Acesso Restrito

Comissão Regional do Setor Mineral realiza 11º Seminário Cipamin

08/07/2011

Integração e troca de experiências entre os trabalhadores das minas de carvão. Estes são os principais objetivos do 11º Seminário Regional da Cipamin (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração), que ocorre de 13 a 15 de julho, no auditório I da Satc. Realizado pela Comissão Regional do Setor Mineral (CRSM), o seminário contará com palestras sobre diversos temas, participação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e aproximadamente 200 trabalhadores das carboníferas da região são esperados no evento. Esta é apenas uma das ações da CRSM, que se reúne uma vez por mês no Siecesc.

O Seminário da Cipamin é uma parte do treinamento dos membros das Cipas das empresas e visa integrar e motivar os trabalhadores. Um dos destaques desta edição serão as apresentações dos planos de emergência das carboníferas, a serem divulgados por representantes das Cipas. Outro importante destaque do seminário será a participação do Corpo de Bombeiros, com a palestra sobre "Sistema de Comando de Operações", ministrada pelo Capitão Aldrin Silva de Souza, no último dia do evento. O Corpo de Bombeiros vêm participando efetivamente das reuniões da CRSM, realizando simulações nas minas e noções de resgate.  

As palestras são centradas em diferentes aspectos relacionados a saúde e segurança nas minas. O início do 11º Seminário Cipamin será nesta quarta-feira, dia 13, às 13h30min com a abertura solene, que será realizada pelo Pastor Luiz Carlos da Silva e pela Pastora Sara Kormives, seguida pela palestra que abordará as "Estatísticas de Acidentes na Mineração", proferida pelo engenheiro de segurança da Satc, Amélio Colombo. Logo após, o agente de Higiene e Segurança no Trabalho da DRT/SC, Roberto Cláudio Lodetti ministra palestra sobre as "Atribuições da Cipamin". Às 17 horas, a palestra será sobre "Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração (NR 22) e as Normas Reguladoras de Mineração (NRM)", discutidas pelos representantes do DNPM, Jone Edson Martins e Selmar Almeida de Oliveira.

Esta edição do seminário conta com o apoio da Gabriella Mineração, Cooperminas, Carboníferas Criciúma, Siderópolis, Catarinense, Belluno, Metropolitana, Minageo, Comin, Empresas Rio Deserto, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Sindicato e Federação dos Mineiros de Santa Catarina, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc). As inscrições podem ser realizadas através do site www.portalsatc.com/site/seminariocipamin.



Informações:
Assessoria de Imprensa do Siecesc
Joice Quadros
Diene Lemos
Fones: (48) 3431-7603 ou 9984-9967

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351