Acesso Restrito

Comin instala na Alesc, dia 14, a Frente Parlamentar de Defesa do Carvão Mineral em Santa Catarina

08/07/2011

Às 18 horas do próximo dia 14, será formalmente instalada, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a Frente Parlamentar para acompanhamento dos trabalhos de participação de usinas termoelétricas a carvão mineral nacional, nos próximos leilões de energia A-5. A iniciativa de criação da Frente foi do deputado Valmir Comin (PP), presidente da Comissão dos Transportes e Desenvolvimento do Parlamento Catarinense, depois de participar de encontro na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul onde houve idêntica iniciativa.

Comin explica que a Frente quer promover a participação de todos os segmentos envolvidos com a área carbonífera, como empresários, sindicatos e políticos da Região Sul, para obter da Presidência da República a autorização de inclusão do setor no leilão A-5. Para o parlamentar, não tem cabimento a visão que se tem, hoje, sobre o real valor do carvão mineral – visto, por setores mal-informados, até como prejudicial ao meio ambiente. Comin não tem dúvidas em afirmar que o carvão mineral "é o verdadeiro Pré-Sal de Santa Catarina e Rio Grande do Sul", reportando-se às grandes reservas existentes no dois estados – em menor proporção, também no estado do Paraná. A partir do carvão, catarinenses e gaúchos, por exemplo, poderiam conseguir uma produção de 320 mil barris diários de óleo combustível. Sem citar que seriam auto-suficientes na produção de amônia, que representa atualmente um peso para o país para a obtenção de fertilizantes. (Assessoria de Imprensa da Bancada do PP/Jandyr Côrte Real/(48) 99 61 25 42)

Mobilização em apoio à Frente Parlamentar

Nesta segunda-feira, 04, o deputado Valmir Comin esteve no Siecesc, onde se reuniu com a diretoria para tratar da mobilização do Sul do Estado em apoio à Frente Parlamentar. Na terça-feira, 05, o presidente do Siecesc, engenheiro Ruy Hülse, reuniu-se com o líder sindical José Paulo Serafim, para tratar do mesmo assunto.



Informações:
Assessoria de Imprensa do Siecesc
Joice Quadros
Diene Lemos
Fones: (48) 3431-7603 ou 9984-9967

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351