Acesso Restrito

Gaúchos se unem em defesa do carvão mineral

17/06/2011

Formar uma frente liderada pelo governador gaúcho Tarso Genro em articulação com o governador catarinense Raimundo Colombo em defesa do carvão mineral nacional. Este foi o principal encaminhamento da Audiência Pública realizada dia 15 de junho no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, reunindo representantes do governador, secretarias de Estado, deputados, vereadores, lideranças dos mineiros, prefeitos, presidentes de autarquias, como a CGTEE e CRM, além do DNPM e órgãos ambientais. Entre pronunciamentos mais inflamados, elevando o tom da conversa, e outros mais técnicos, todos foram unânimes na defesa do aproveitamento do carvão mineral nacional para a geração térmica.

Entre as principais reivindicações que serão levadas ao governo federal estão a "necessidade urgente de uma política específica para o setor" e a realização imediata de leilões A-5 permitindo a participação do setor carbonífero. O consenso entre as lideranças é que "os investidores estão aí", o setor dispõe de tecnologias, respeita as questões ambientais e agora o que precisa é de "vontade política e segurança jurídica" para o aproveitamento deste mineral.

Esta Audiência Pública foi presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB/RS) e organizada pela Comissão de Desenvolvimento Sustentável da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, por solicitação da Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa do Carvão Mineral, que tem na presidência o deputado Valdeci Oliveira (PT/RS). O estado catarinense esteve representado pelo deputado Valmir Comin (PP/SC) e pelo presidente do Siecesc, engenheiro Ruy Hülse.



Informações:
Assessoria de Imprensa do Siecesc
Joice Quadros
Diene Lemos
Fones: (48) 3431-7603 ou 9984-9967

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351