Acesso Restrito

Setor carbonífero e Satc recebem visita de especialistas em captura e armazenamento de CO2

02/07/2010

O setor carbonífero e a Satc receberam nesta quinta e sexta-feira, dias 1º e 02 de julho, a visita de um grupo de especialistas no estudo de captura e armazenamento de CO2. Este grupo, embora não oficial, desenvolve um trabalho de assessoramento ao governo brasileiro nesta área de estudos. Eles viajam em equipe conhecendo estas novas tecnologias na Europa e vem se reunindo periodicamente para discuti-las e analisar sua possível aplicação no Brasil.

Em Santa Catarina, o objetivo do grupo foi o de verificar o que os combustíveis fósseis, no caso o carvão mineral, estão fazendo em P&D. Para isso, visitaram o Centro Tecnológico de Carvão Limpo (CTCL) da Satc e a mina do Verdinho Unidade II, da Carbonífera Criciúma, localizada em Forquilhinha. Antes de virem a Santa Catarina, este grupo esteve em Porto Alegre (RS), onde visitou o Centro de Excelência em Armazenamento de CO2 da PUCRS.

O grupo foi integrado pela Gerente Geral de Desempenho Energético da Área de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras, Beatriz Nassur Espinosa, coordenador Técnico para CO2 do EIP Pré-sal Petrobras, Alberto Sampaio de Almeida, coordenador do Programa Técnico para Mitigação das Mudanças Climáticas – Proclima do Centro de Pesquisa da Petrobras, Paulo Negrais Seabra, diretora de Licenciamento do Ministério do Meio Ambiente, Ana Lúcia Lima Barros Dolabella e o conselheiro do Ministério das Relações Exteriores, Breno Dias da Costa. Os especialistas viajaram pelos dois estados na companhia do presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM) e diretor da Satc, engenheiro Fernando Luiz Zancan.  

 


Informações:
Assessoria de Imprensa do Siecesc
Joice Quadros
Diene Lemos
Fones: (48) 3431-7603 ou 9984-9967

 

 

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351