Acesso Restrito

Siecesc distribui mais de 33 mil cartilhas ambientais em escolas da região

11/05/2010

O Siecesc distribuiu mais de 33 mil cartilhas ambientais em escolas da região neste ano letivo de 2010. Este Projeto de Educação Ambiental teve início em 2000 com a capacitação dos professores e, nestes dez anos, foram distribuídas mais de 100 mil apostilas para alunos e cerca de cinco mil kits para professores em escolas do sul catarinense.

Neste ano, foram entregues 31.382 cartilhas para alunos e 1.688 manuais para professores de 348 escolas estaduais, municipais e particulares de 26 municípios das regiões da Amrec, Amesc e um da Amurel (Imaruí). O encerramento da distribuição dos materiais ocorreu na tarde desta terça-feira (11), na Satc, com a presença do secretário-executivo do Siecesc e diretor administrativo e financeiro da Satc, Fernando Luiz Zancan.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Projeto de Educação Ambiental, Jucéle Martins Coelho, os objetivos foram atingidos. "Não somente entregamos o material do projeto, mas a ida a cada município nos fez observar o quanto as pessoas estão interessadas em aprender sobre o meio ambiente e este projeto vem agregar ainda mais conhecimento", afirma. A coordenadora também comenta sobre o sentimento das crianças com relação aos personagens da cartilha. "Olhávamos as crianças sorrindo, abraçando e apertando a mão do Indiozinho e do Mineirinho, fazendo um pacto com os personagens de serem muito responsáveis com o meio ambiente", enfatiza. Nesta segunda etapa do projeto, as escolas receberão acompanhamento da Equipe de Educação Ambiental da Satc através de palestras, oficinas de confecção de brinquedos com materiais recicláveis e eventos comemorativos.

As apostilas intituladas "O Meio Ambiente está em nossas mãos. Preservar é possível" e "Carvão Mineral – Progresso, Conhecimento e Preservação" fazem parte do Projeto de Educação Ambiental do Siecesc, em parceria com a Satc. Os personagens da cartilha "Indiozinho" e "Mineirinho" realizaram toda a entrega das cartilhas a educandos de 1ª a 4ª séries (2º ao 5º ano), além de uma pasta para guardar o material. Os professores receberam uma sacola com os manuais e uma cartilha do aluno sobre meio ambiente ou carvão, dependendo da série em que lecionam.

Em outubro de 2006 o Siecesc recebeu, em Joinville, o Prêmio Empresa Cidadã, da ADVB SC por este projeto, que tem o principal objetivo de desenvolver a educação ambiental na região, contribuindo para uma melhor compreensão do meio ambiente, suas interações e a necessidade de uso dos recursos naturais sem comprometer a sobrevivência das atuais e das próximas gerações.



Mais informações:

Joice Quadros

Diene Lemos

Assessoria de Imprensa do SIECESC

Fone: (48) 3431-7603

imprensa@carvaomineral.com.br

 

 

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351