Acesso Restrito

Bocas de minas abandonadas e Cipamin são temas de reuniões no Siecesc

07/05/2010

Bocas de minas abandonadas e o Seminário Cipamin 2010 foram os temas abordados nas reuniões do CTMASC e CRSM realizadas no Siecesc. A Comissão Técnica de Meio Ambiente do Setor Carbonífero (CTMASC) e a Comissão Regional do Setor Mineral (CRSM) reuniram-se nos dias 06 e 07 de maio, respectivamente, reunindo técnicos das carboníferas associadas ao Siecesc, CSN, representantes dos Sindicatos dos Mineiros da região, Fatma e DNPM.

CTMASC  

A CTMASC se reuniu com o intuito de esclarecer aspectos sobre o projeto de fechamento de bocas de minas abandonadas. Foi discutida a situação atual destas bocas de minas e será apresentada uma sugestão de Plano de Recuperação de Área Degrada (PRAD) mínimo, com o intuito de priorizar as ações de recuperação das bocas de minas. Segundo o assessor Técnico do Siecesc, engenheiro Cleber Gomes, o Grupo Técnico de Assessoramento (GTA), têm 60 dias para propor uma minuta do PRAD mínimo. Este plano será apresentado na próxima reunião do GTA, marcada para o dia 27 de maio. "As bocas de minas estão sendo classificadas e separadas de acordo com as responsabilidades, prioridades e itens que deverão compor o PRAD mínimo para fechamento destas bocas", esclarece Gomes.

CRSM

Durante a reunião da CRSM foram discutidas a programação do Seminário Cipamin de 2010 e as recomendações para aprimoramento da aplicação das Normas NR 22, 04 e 05, no que se refere ao controle de teto e mecânica de rochas. O Seminário Cipamin foi agendado para os dias 22 a 24 de junho, na Satc, trazendo uma palestra com o Presidente da Comissão Nacional de Mineração, Mário Parreiras, que também será dirigida a técnicos e encarregados das carboníferas. Foram divulgadas durante a reunião a realização de outras duas importantes apresentações com a coordenadora do Programa MinerAÇÃO do IBRAM, Cláudia Mara B. Fernandes Pellegrinelli, no dia 15 de setembro e com o consultor em Segurança e Higiene do Trabalho da ANGLOGOLD, Hermano Gomes Machado, no dia 17 de novembro de 2010.



Informações:
Assessoria de Imprensa do Siecesc
Joice Quadros
Diene Lemos
Fones: (48) 3431-7603 ou 9984-9967

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351