Acesso Restrito

Encontros sobre Educação Ambiental reúnem mais de 600 educadores da região

17/03/2010

Educadores da região da Amrec, Amesc e do município de Imaruí, pertencente à região Amurel, participaram das Formações Continuadas do Projeto de Educação Ambiental do Siecesc. Os encontros reuniram cerca de 600 educadores de 433 escolas públicas e particulares durante quatro dias em diferentes locais. Nos dias 09 e 11 de março, o evento foi realizado no Restaurante Ghellere, em Siderópolis; no dia 16, os educadores se encontraram na Pousada da Vinícola Mazon, em Urussanga, e no dia 17 foi a vez do Caverá Country Park sediar o evento para os representantes dos 15 municípios da região Amesc.

 

Palestras sobre reciclagem do isopor, seres vivos e educação ambiental, história do carvão e mineração e meio ambiente foram apresentadas aos educadores. De acordo com a coordenadora pedagógica do projeto, Jucéle Martins Coelho, os palestrantes utilizaram linguagem clara e concisa na apresentação dos temas. "As palestras foram muito elogiadas, pois trataram de assuntos bem atuais. Estes eventos superaram as nossas expectativas", resume Jucéle, que também é coordenadora da Educação Ambiental da Satc. Além das palestras, os educadores puderam desenvolver atividades artísticas envolvendo os temas meio ambiente, linguagem teatral e produção de arte na escola por meio de mini cursos. "Nosso principal objetivo foi fazer com que os educadores se sentissem à vontade para ampliar seus conhecimentos e repassá-los aos educandos", afirma a coordenadora. 

 

O próximo passo do projeto após as Formações Continuadas serão as entregas das cartilhas sobre meio ambiente e carvão mineral. Os materiais vão ser distribuídos para educandos e educadores do 2º ao 5º ano de escolas municipais, estaduais e particulares das regiões Amrec, Amesc e para uma escola do município de Imaruí, que participará do projeto pela primeira vez. Este ano, as cartilhas começarão a ser entregues a partir da última semana de março.

 

O Projeto de Educação Ambiental teve início em 2000 com a capacitação dos professores. Nestes dez anos, foram distribuídas mais de 100 mil apostilas para alunos e cerca de quatro mil kits para professores em escolas das regiões Amesc e Amrec. Em outubro de 2006 o Siecesc recebeu, em Joinville, o Prêmio Empresa Cidadã, da ADVB SC por este projeto, que tem o principal objetivo de desenvolver a educação ambiental na região, contribuindo para uma melhor compreensão do meio ambiente, suas interações e a necessidade de uso dos recursos naturais sem comprometer a sobrevivência das atuais e das próximas gerações.




Mais informações:

Joice Quadros

Diene Lemos

Assessoria de Imprensa do SIECESC

Fone: (48) 3431-7603

imprensa@carvaomineral.com.br

 

 

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351