Acesso Restrito

Pronta licença para instalação da Usitesc

09/03/2010

Após aproximadamente uma década de estudos, alterações de projetos e discussões, a Usina Termelétrica de Santa Catarina (Usitesc) finalmente tem sua licença ambiental para instalação (LAI) concluída. O governador Luiz Henrique da Silveira, que está em viagem ao exterior, é aguardado para assinar oficialmente o documento, em solenidade sem data ainda marcada. "Dado o tempo de espera, importância e dimensão da obra, propus o evento no Sul do Estado", destacou o presidente da Fatma, Murilo Flores.

Segundo ele, a liberação de lincenças só acontece quando há segurança legal de que todos os problemas estão sanados e os programas apresentados reduzirão realmente o impacto ambiental. "Requer documentos e exigimos programas para não causar riscos. Por isso que às vezes a licença demora", explicou.

U Usitesc estará sediada em Treviso e terá capacidade de 440 megawatts. Ao todo, estima-se que o custo da obra supere os US$ 900 milhões (95% do capital virá de fundo  entre os cotistas invstidores e 5% serão das carboníferas Criciúma e Metropolitana). Mais de 1 mil empregos serão gerados.

Conforme o secretário-executivo do Siecesc, Fernando Luiz Zancan, a licença é fundamental para dar segurança aos investidores. Caso a energia seja vendida em mercado livre, a instalação pode acontecer em seguida. Senão, os investidores deverão esperar o próximo leilão, marcado para novembro. "Para nós é uma grande satisfação, é um grande salto e significa que temos condições de operar de forma ambientalmente correta", concluiu.



Jornal da Manhã
Criciúma/SC
Economia
09/03/2010

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351