Acesso Restrito

Por que Dakota do Norte nunca seria "verde"

11/08/2009

Em Dakota do Norte, usinas que queimam carvão produzem 93% da eletricidade do Estado e operam com custos baixos

Não é preciso ir muito longe para entender por que é tão difícil para os EUA livrar-se da dependência de energias poluentes. Em Dakota do Norte, usinas que queimam carvão produzem 93% da eletricidade do Estado e operam com custos baixíssimos. As tarifas de luz pagas pelos moradores equivalem a menos da metade do que se paga em Nova York.

Dakota do Norte produz menos de 4% do petróleo extraído nos EUA. Mas novas descobertas atraem investimentos para a região e geram euforia no setor, ajudando o Estado a escapar da recessão. A economia estadual cresceu 7% no ano passado, sua taxa de desemprego é a mais baixa do país e sobra dinheiro no orçamento.

O presidente Barack Obama quer mudar a maneira como os americanos produzem e consomem energia. Neste ano, reservou US$ 43 bilhões para promover o aproveitamento de fontes de energia renováveis como o sol e a força dos ventos e incentivar mudanças de hábito. Mas a iniciativa do governo tem enfrentado enorme resistência no Congresso e no meio empresarial.

 

Valor Econômico
São Paulo/SP
Ambiente
11/08/2009

 

 

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351