Acesso Restrito

IBRAM discute saúde e segurança em Criciúma

06/08/2009

Desenvolver a gestão e a cultura na área de prevenção de riscos. Este foi o tema central do encontro mantido nesta quinta-feira, 06, entre a Coordenadora Geral do Programa Especial de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração, do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Cláudia Mara B. F. Pellegrinelli e representantes do setor de mineração de carvão mineral e do Ministério do Trabalho (MT), em Criciúma (SC).  Para atingir estes objetivos, Cláudia Pellegrinelli informou que está em fase de implantação o "Programa de MinerAção", do IBRAM, tendo como base a NR 22, no item que trata do "Programa de Gerenciamento de Riscos" e a OHSAS 18001, que adota um sistema onde estão integrados uma política de gestão de riscos, fatores e áreas de risco e formação de pessoal, entre outros.
Segundo a representante do IBRAM, o Programa de MinerAção está focado na Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) e prevê, entre outras atividades, a busca de recursos tecnológicos avançados, o acompanhamento das novas exigências legais e de fiscalização, a disseminação de boas práticas e a elaboração de um Banco de Dados e Estatísticas. "Precisamos consolidar uma imagem responsável do setor de mineração do Brasil frente a SSO", enfatiza Cláudia Pellegrinelli.
O Programa de MinerAção está sendo discutido desde fins de 2007 e deverá ser lançado em nível nacional até o final deste ano. Será também apresentando para debate em painel a ser realizado durante o Congresso Brasileiro de Mineração, que acontece junto com a Exposibram 2008, em setembro, em Belo Horizonte (MG).
De Criciúma, participaram deste encontro o presidente do Siecesc, Ruy Hülse, e o Assessor Técnico Cleber Gomes, engenheiros de segurança e advogados das mineradoras e o representante do MT, Roberto Lodetti.  Em Criciúma, este assunto terá continuidade nas reuniões da Comissão Regional do Setor Mineral (CRSM) e no Grupo de Trabalho formado por engenheiros e técnicos de segurança das minas de carvão mineral da região.



Mais informações:
Joice Quadros
Diene Lemos
Assessoria de Imprensa do SIECESC
Fone: (48) 3431-7603
imprensa@carvaomineral.com.br

 

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351