Acesso Restrito

CRSM promove IX Seminário Cipamin

04/08/2009

A Comissão Regional do Setor Mineral (CRSM) promove, a partir da próxima quarta-feira (05), o IX Seminário da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração (Cipamin). Durante os dias 05, 06 e 07 de agosto, o Auditório I da Satc será o local onde os participantes assistirão às palestras programadas.

O evento terá a presença da coordenadora do Programa MinerAÇÃO do Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), Cláudia Pellegrinelli, que abordará as peculiaridades do Programa, cujo objetivo é diminuir o número de acidentes de trabalho no setor da mineração implantando medidas, como programas de treinamento e intercâmbio e a criação de um banco de dados das melhores práticas do setor. O agente de Segurança e Higiene da Delegacia Regional do Trabalho, Roberto Cláudio Lodetti, ministrará palestra sobre as "Atribuições da Cipamin" e o engenheiro de Minas do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Dário Moraes de Almeida, falará sobre a "Segurança e Higiene nos Trabalhos de Mineração".

O Seminário Cipamin também trará abordagens sobre "Segurança em Eletricidade", com o tecnólogo em Eletromecânica, Jucemar da Silva; "Segurança no Trabalho" com o engenheiro de Segurança Sérgio Bruchchen; "Saúde do Trabalhador" ministrada pela médica do Trabalho do Cerest, Vera Lúcia Salerno e ainda palestras sobre auto-estima e primeiros socorros com o administrador de Empresas, Ari Azambuja e o técnico em Segurança do Trabalho, Reginaldo da Silva, respectivamente. Na oportunidade, estarão presentes representantes governamentais na CRSM, Delegacia Regional do Trabalho em Santa Catarina, Ministério Público do Trabalho (MPT) e do DNPM, todos membros da CRSM. Estima-se que aproximadamente 200 trabalhadores participem do evento.

O IX Seminário Cipamin tem o apoio do Siecesc, Carboníferas Criciúma, Belluno, Catarinense, Metropolitana, Siderópolis, Gabriella Mineração, Empresas Rio Deserto, Cooperminas, Minageo, Comin & Cia, Nitro Química, Sindicatos dos Mineiros da região carbonífera, Federação dos Mineiros de Santa Catarina e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Macrorregional de Criciúma. As inscrições são gratuitas e limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-7606.



Mais informações:

Joice Quadros

Diene Lemos

Assessoria de Imprensa do SIECESC

Fone: (48) 3431-7603

imprensa@carvaomineral.com.br

 

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351