Acesso Restrito

Siecesc e ABCM participam de evento sobre energia no Canadá

18/02/2009

Preparar projetos em tecnologias limpas aplicadas ao setor de energia renovável a serem desenvolvidos em cooperação entre Brasil e Canadá. Este foi o objetivo do Workshop sobre Energia Renovável que ocorreu no período de 9 a 13 de fevereiro, no Canadá e trata da cooperação nas áreas de pesquisa e desenvolvimento. O assessor técnico do Sindicato da Indústria de Extração do Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc) e vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), engenheiro de Minas Cleber Gomes participou do evento a convite do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Foram discutidos projetos na área de energia renovável, que incluem pequenas centrais hidrelétricas, hidrogênio, foto-voltaica (energia solar), biomassa, mineração e tecnologias limpas de carvão. "A ideia é que o setor carbonífero participe cada vez mais de eventos sobre estas formas de energia", define o engenheiro Cleber Gomes.

Junto com representantes do Cetem, o engenheiro participou de visita no CANMET (Laboratório de Mineração e Ciências Minerais), em Ottawa e na Universidade de Laval, em Québec. Segundo Gomes, existem diversas áreas em comum de atuação entre o Siecesc, o Cetem, o CANMET e a Universidade de Laval, como a utilização de resíduos para tratamento de drenagem ácida de mina, ênfase em bocas de minas abandonadas, projetos na área de backfill, tratamento de efluentes e disposição e utilização de rejeitos, hidrogeologia e modelamento de águas subterrâneas.

Ainda em Ottawa, o engenheiro visitou a Mine Association of Canada (Associação de Mineração do Canadá). "Percebemos que a Associação possui nossas mesmas preocupações com a higiene e segurança nas minas, recuperação de áreas mineradas e mudanças climáticas", esclarece o engenheiro. No dia 11 de fevereiro, os participantes ainda conheceram a Associação de Mineração do Québec, que, de acordo com Gomes, possui uma estrutura parecida com a do Siecesc. "Esta visita foi interessante, pois constatamos que lá existe um Centro de Pesquisas que desenvolve projetos para mineração e é exatamente na mesma linha do Centro Tecnológico de Carvão Limpo (CTCL) da Satc", afirma.

No dia 13 de fevereiro, na reunião de encerramento do Workshop, foram sugeridos três possibilidades de projetos de cooperação, dois deles com o CANMET, na área de tecnologias para recuperação de minas abandonadas e no desenvolvimento e critérios para utilização de carvão. Com a Universidade de Laval, foi proposto o desenvolvimento tecnológico para prevenção de contaminação de água superficial e subterrânea. Com relação aos próximos passos, Gomes informa que na última semana de março representantes do Canadá viajam ao Brasil para encontro no Rio de Janeiro e, no mês de abril, na próxima reunião da Rede Carvão PD&I poderá haver a participação do Canadá.



Mais informações:

Joice Quadros

Diene Lemos

Assessoria de Imprensa do SIECESC

Fone: (48) 3431-7603

imprensa@carvaomineral.com.br

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351