Acesso Restrito

História do carvão é tema de palestra nos Seminários do Projeto de Educação Ambiental do Siecesc

20/10/2008

Professores de escolas estaduais, municipais e particulares da Amrec participarão do III Seminário de Avaliação do Projeto de Educação do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc). O evento ocorrerá na próxima terça-feira, dia 21 de outubro, das 8 às 17 horas, no auditório da Prefeitura de Lauro Müller e reunirá educadores de Orleans, Urussanga, Cocal do Sul e Lauro Müller. Na próxima quarta-feira, dia 22 de outubro, o Seminário será realizado no Restaurante Ghellere, em Siderópolis, onde estarão presentes professores de Forquilhinha, Treviso, Nova Veneza e Siderópolis. Nos dois dias, estima-se que cerca de 200 professores participem dos eventos.

Palestras, confecção de brinquedos com materiais reciclados, avaliação do projeto e exposição dos trabalhos sobre meio ambiente feito nas escolas serão as atividades do Seminário. Uma pesquisa realizada nas escolas dos municípios da Amrec este ano entrevistou 431 professores que responderam sobre a importância do projeto. Uma das sugestões levantadas foi inserir maiores informações sobre o carvão mineral nos Seminários. Atendendo esta solicitação dos professores, a "História do Carvão Mineral" será o tema da palestra apresentada pela assessora de imprensa do Siecesc, jornalista Joice Quadros. O diretor de Meio Ambiente da Satc, biólogo Damião Guedes abordará o "Desenvolvimento Sustentável" e a coordenadora pedagógica do Projeto de Educação Ambiental, bióloga Regina Fernandes falará sobre "Educação Ambiental". A engenheira ambiental do Centro Tecnológico do Carvão Limpo (CTCL) da Satc, Maria Gisele Ronconi de Souza, apresentará palestras sobre a "Água", "Degradação Ambiental" e "Poluição dos Rios".

Segundo a coordenadora pedagógica do Projeto, a expectativa é que as atividades propostas contribuam para a formação dos professores. "O Seminário é uma forma de avaliar o projeto, obter sugestões para as atividades do próximo ano e conhecer os trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas escolas participantes", explica. O Projeto de Educação Ambiental é uma iniciativa do Siecesc, em parceria com o Meio Ambiente da Satc, que promove palestras e oficinas com as crianças. Em três anos, já foram entregues cerca de 70 mil cartilhas a educandos das regiões Amrec e Amesc e aproximadamente três mil manuais para educadores.



Mais informações:

Joice Quadros

Diene Lemos

Assessoria de Imprensa do SIECESC

Fone: (48) 3431-7603

imprensa@carvaomineral.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351