Acesso Restrito

Siecesc promove encontro com Secretarias de Educação da Amrec

16/09/2008

O Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc) promoveu, na última terça-feira (16), um encontro com representantes das Secretarias de Educação da Amrec para tratar do Projeto de Educação Ambiental "Preservar é Possível". Foram apresentados os dados de 2008 do Projeto, os resultados da pesquisa realizada com os professores e o planejamento do 3º Seminário de Avaliação do Projeto, que será dividido por regiões e realizado no mês de outubro em Lauro Muller (21/10), Siderópolis (22/10) e em Criciúma ou Içara (29/10). O presidente do Siecesc, engº Ruy Hülse e o secretário-executivo, engº Fernando Zancan, estiveram presentes no início do encontro, para dar as boas vindas às representantes.

Segundo a coordenadora pedagógica do Projeto, bióloga Regina Fernandes, a reunião foi positiva, pois houve representação e participação da maioria dos municípios da Amrec. "Nosso objetivo foi atingido, pois as datas e os locais dos Seminários foram definidos em comum acordo com os presentes", analisa. Ela afirma que a participação das Secretarias de Educação e direção das escolas particulares é fundamental, "pois são o meio de comunicação entre a coordenação do projeto e os educadores".     

Durante a reunião, a coordenadora ainda apresentou uma pesquisa realizada nas escolas dos municípios da Amrec nos meses de junho, julho e agosto deste ano. Foram entrevistadas 431 pessoas, que responderam sobre a importância do projeto, pontos positivos e negativos da cartilha e ainda deram sugestões para os Seminários de Avaliação. Uma das sugestões que será atendida é a exposição dos trabalhos feitos pelos alunos, que serão apresentados pelos professores durante o evento. De acordo com a pesquisa, os professores perceberam que houve aumento do interesse dos alunos pelo Meio Ambiente e a importância da preservação ambiental. Ainda segundo a pesquisa, os educadores responderam que um dos pontos positivos da cartilha é que ela mostra aos alunos que o carvão catarinense faz parte da história do Brasil.

O Projeto de Educação Ambiental é uma iniciativa do Siecesc, em parceria com o Meio Ambiente da Satc, que promove palestras e oficinas com as crianças. Em três anos, já foram entregues cerca de 70 mil cartilhas a educandos das regiões Amrec e Amesc e aproximadamente três mil manuais para educadores. Participaram da reunião representantes dos Colégios Dom Orione (Siderópolis), São Bento e Sesc (Criciúma), da Gered de Criciúma, Prefeitura Municipal de Treviso, além das Secretárias de Educação dos municípios de Lauro Muller, Orleans, Treviso, Criciúma, Nova Veneza e Cocal do Sul.



Mais informações:
Joice Quadros
Diene Lemos
Assessoria de Imprensa do SIECESC
Fone: (48) 3431-7603
imprensa@carvaomineral.com.br

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351