Acesso Restrito

Gruta de Santa Bárbara é inaugurada com apoio do Siecesc

12/09/2008

O Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc) apóia a inauguração da Gruta de Santa Bárbara, construída no bairro Operária Nova. A Festa acontecerá no próximo sábado, dia 13 de setembro, a partir das 15 horas. Além da gruta, o local ainda conta com a Capela Mãe Peregrina, onde são realizadas missas na última quarta-feira de cada mês.
A construção da Gruta e da Capela foi idéia da própria comunidade Mãe Peregrina. Segundo a moradora do bairro e coordenadora da construção da gruta, Mara Rúbia Carvalho Ramos, no ano de 2000 o local era um lixão. "Resolvemos fazer um café colonial e pedimos o terreno à Prefeitura, que adquiriu e cedeu para a comunidade começar a construir a gruta", revela. A Comunidade Mãe Peregrina é formada por cerca de 100 famílias, que se uniram e começaram a receber doações através de café colonial, bingos, festas juninas e recursos da própria comunidade. A coordenadora ainda ressalta que a primeira limpeza no terreno foi feita em 2003, pela Cooperminas. Segundo ela, onde está localizada a Capela era uma boca de mina.
De acordo com Mara, a gruta foi construída em homenagem aos mineiros e ao engenheiro Ruy Hülse. "A homenagem é ao Dr. Ruy porque ele nos ajudou muito, foi compreensivo conosco e porque ele e conhece toda a história do carvão. Nosso principal objetivo é resgatar esta história tão rica", analisa. Uma placa foi produzida e será descerrada no sábado, juntamente com a inauguração da gruta. O evento contará com a presença do presidente do Siecesc, engenheiro Ruy Hülse.
No ano que vem, a comunidade planeja construir uma praça, que terá parque para as crianças, bancos e mesas. "Tudo o que foi construído teve o apoio da comunidade, que se uniu e pediu as colaborações necessárias. É o nosso cantinho abençoado por Deus", define a moradora.


Programação de sábado – 13/09/2008

15 horas: início com a Banda Marcial da Satc
16 horas: Grupo de Dança Crianças de Olodum
17 horas: Coral Show Criança Feliz
18 horas: Show Gospel
19 horas: Santa Missa com Padre Bento Zilli, da Paróquia de Santa Bárbara
20h30min: apresentação surpresa
21 horas: Grupo de Pagode Descontração



Mais informações:
Joice Quadros
Diene Lemos
Assessoria de Imprensa do SIECESC
Fone: (48) 3431-7603
imprensa@carvaomineral.com.br

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351