Acesso Restrito

Parceiros do “Abrace seu Rio” sugerem ações ao projeto

02/09/2008

Durante encontro na tarde da última segunda-feira (01) no Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), os parceiros do projeto "Abrace seu Rio" sugeriram ações para a recuperação ambiental do rio Criciúma. Verificar a cobertura vegetal, realizar campanhas de monitoramento de campo e qualidade da água, levantar fontes de poluição, desenvolver um trabalho de educação ambiental com a comunidade e realizar o plantio de árvores na encosta do rio, foram algumas das propostas levantadas no encontro e que serão abordadas pelos técnicos que realizam o projeto. O Siecesc e a Prefeitura Municipal de Criciúma, através da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura e da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera (Satc) são os idealizadores do "Abrace seu Rio".

O rio Criciúma possui sete quilômetros de extensão (da nascente até a foz), sendo que é possível recuperar efetivamente quatro quilômetros, pois os três quilômetros  restantes já estão urbanizados. "Cada trecho terá uma forma de recuperação", afirma o diretor de meio ambiente da Satc, biólogo Damião Guedes. Segundo ele, as nascentes do rio serão descritas e definidas para sua recuperação e preservação, pois alguns bairros utilizam estas águas para abastecer as casas. Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente, somente no Morro Estevão existem 320 nascentes do rio Criciúma.

Em novembro, será apresentado à comunidade o plano de ação para recuperar o rio. "Estamos elaborando o mapa das nascentes, das fontes de poluição, de densidade urbana, entre outros. A maioria dos mapas a CPRM (Serviço Geológico do Brasil) já possui, porém estamos consolidando as informações e validando com saídas de campo", informa Guedes. Segundo ele, o mapa das fontes de poluição é representado por quaisquer empresas que estão localizadas na bacia do rio e que contribuem com a poluição.

Participaram do encontro representantes do Siecesc, Prefeitura Municipal de Criciúma, Satc, Secretaria de Meio Ambiente, Ministério Público de Santa Catarina, Lions Clube Rainha do Sul, Unesc, CPRM, Agência Shopping de Idéias, Grupo de Escoteiros Djalma Escaravaco e Câmara da Mulher Empresária.



Informações:
Joice Quadros
Diene Lemos
Assessoria de Imprensa do SIECESC
Fone: (48) 3431-7603
imprensa@carvaomineral.com.br

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351