Acesso Restrito

II Encontro Catarinense de Engenheiros de Minas discute técnicas de mineração

22/08/2008

Reunir os profissionais que atuam na mineração, com o intuito de iniciar um período de divulgação e discussão de técnicas aplicadas na atividade. Este foi o principal objetivo do II Encontro Catarinense de Engenheiros de Minas, realizado no Auditório V da Satc nas últimas quinta (21) e sexta-feira (22). O evento foi promovido pela Associação Catarinense de Engenheiros de Minas (ACEM), com patrocínio do CONFEA, CREA-SC e participação e apoio do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), Carbonífera Belluno, Nitro Química, Dias Campos (Assessoria Jurídica) e DNPM. 

O primeiro dia do evento reuniu o procurador do Ministério Público Federal Darlan Airton Dias, presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM) e secretário-executivo do Siecesc engenheiro Fernando Luiz Zancan, presidente da ACEM engenheiro Luiz Antônio Pretto Menezes, engenheiro do DNPM Dário Almeida e o engenheiro Civil Luiz Henrique Pellegrini, que estava representando o presidente do CREA-SC, Raul Zucatto. De acordo com o procurador Darlan Dias, os engenheiros e técnicos são os responsáveis pelos avanços na recuperação ambiental da região. Ele afirmou que o esforço na melhoria das condições de trabalho, como a saúde e segurança dos trabalhadores, têm grande importância no dia-a-dia das empresas. "Projetos técnicos bem feitos que sejam fielmente observados na hora da execução garantem a segurança estrutural das minas", analisa.

O primeiro palestrante do evento foi o engenheiro Fernando Luiz Zancan. Ele abordou as "Perspectivas do Carvão Mineral no Cenário Mundial". "Como o carvão é o principal minério da região, mostramos o que ele significa para o Planeta e suas implicações para o Brasil, em termos de projeção de mercado para o futuro, sendo o combustível do terceiro milênio", explica.

Cerca de 50 engenheiros de Minas, geólogos, engenheiros civis e técnicos participaram do Encontro e assistiram palestras sobre a subsidência em minas de carvão, back filling em minas de carvão, atuação do engenheiro de minas em obras civis e responsabilidade civil e criminal nos acidentes de trabalho.



Mais informações:
Joice Quadros
Diene Lemos
Assessoria de Imprensa do SIECESC
Fone: (48) 3431-7603
imprensa@carvaomineral.com.br

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351