Acesso Restrito

CTMASC realiza 50ª reunião

06/08/2008

A Comissão Técnica do Meio Ambiente do Setor Carbonífero (CTMASC) realizou hoje (06) sua 50ª Reunião Ordinária. Para comemorar a conquista, a Comissão promoveu um evento com dois representantes de ONG's ambientalistas, no Auditório II da Satc. A primeira palestrante foi a presidente do Instituto Ecoar, de São Paulo, especialista em sustentabilidade e mudanças climáticas Miriam Duailibi. Segundo ela, a CTMASC realiza um trabalho fundamental no setor carbonífero. "É preciso cuidar dos aspectos da área social e ambiental e este trabalho em parceria significa um grande avanço. Precisamos mudar nossa postura e quebrar preconceitos buscando soluções", afirma. Durante o evento, ela falou sobre a "Responsabilidade Sócio Ambiental e Gestão de Conflitos", apresentando estudos de casos de conflitos ambientais que já vivenciou. 
O outro palestrante foi o engenheiro florestal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da ONG Ecoclima, Marco Ziliotto, que trabalha com a questão das mudanças climáticas, em parceria com a Petrobras e outras empresas. De acordo com ele, a Comissão é uma forma pró-ativa de trabalhar com uma questão delicada que é o meio ambiente. "As reuniões acabam nivelando informações e técnicas nesta área. Como o setor possui um estigma da sociedade, é necessário frisar a importância da matriz energética oriunda do carvão", relata. Segundo o coordenador da CTMASC, biólogo Damião Guedes, os convidados são as personalidades que mais se destacam no cenário ambiental brasileiro e puderam contribuir para a discussão da questão ambiental do setor carbonífero.

O que é a CTMASC

A CTMASC é aberta a todos que estiverem interessados em discutir questões técnicas ligadas à gestão ambiental do setor carbonífero. A função é a de discutir temas ambientais relevantes, sempre com uma abordagem técnica e troca de experiências entre as empresas com relação à condução das ações ambientais. É também um espaço para discussão com outras entidades, como empresas que apresentam seus serviços e produtos e entidades de pesquisa, que apresentam seus resultados de estudos. A Comissão realiza suas reuniões na última quinta-feira de cada mês, nas dependências do Siecesc.



Mais informações:
Joice Quadros
Diene Lemos
Assessoria de Imprensa do SIECESC
Fone: (48) 3431-7603
imprensa@carvaomineral.com.br

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351