Acesso Restrito

Siecesc discute plano de ação para o projeto “Abrace seu Rio”

01/08/2008

Identificar os principais problemas e caracterizar toda a bacia do rio Criciúma. Estes foram os principais temas discutidos pelos técnicos do projeto "Abrace seu Rio", dia 31 de julho, durante reunião no Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc). O principal objetivo do projeto é a revitalização do rio Criciúma sob a visão ambiental, uma proposta do Siecesc e da Prefeitura Municipal de Criciúma, através da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura e da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera (Satc).

Segundo o diretor de meio ambiente da Satc, biólogo Damião Guedes, este encontro foi realizado para definir ações para o "Abrace seu Rio", uma estratégia de trabalho e meios de mapear as fontes de poluição. "Pretendemos identificar todas estas fontes de poluição que estão no interior da bacia do rio Criciúma para monitorar se há vazamentos ou não. Além disso, estamos mapeando as bocas de minas abandonadas", revela Guedes. O biólogo ainda explica que todas as ações serão listadas e apresentadas para a sociedade até novembro deste ano. O geólogo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), José Eduardo do Amaral afirma que é necessário definir critérios com base cartográfica e fazer o levantamento de dados. "Vamos estudar a melhor forma de mapeamento e após ter as coordenadas sairemos a campo", relata.

De acordo com o engenheiro sanitarista da Prefeitura de Criciúma, Joacir José dos Santos, a longo prazo, seria necessário realizar um plano de ocupação de recuperação do rio. "Pode demorar 60, 80 anos para recuperar, mas é algo que precisa ser feito, pois temos que pensar nas gerações futuras", alerta.  

Participaram da reunião o diretor de meio ambiente da Satc, biólogo Damião Guedes, engenheiro sanitarista da Prefeitura Joacir José dos Santos, geólogo da CPRM José Eduardo do Amaral, engenheiro agrimensor do núcleo de meio ambiente do CTCL Jonathan Campos e engenheiro agrimensor da CPRM Jeferson de Faria. O próximo encontro dos técnicos do projeto será com o promotor público de Meio Ambiente, Luciano Naschenweng, ao final do mês de agosto.


Informações:
Joice Quadros
Diene Lemos
Assessoria de Imprensa do SIECESC
Fone: (48) 3431-7603
imprensa@carvaomineral.com.br

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351