Acesso Restrito

Carbonífera Siderópolis em processo de certificação da ISO 14001

28/05/2008

A Carbonífera Siderópolis iniciou o processo de certificação da norma ISO 14001 com uma pré-auditoria externa, realizada pela BRTUV, nos dias 28 e 29 de abril. O Sistema de Gestão Ambiental  da empresa está estruturado sob o escopo "extração e beneficiamento de minério de carvão" e toda a documentação encontra-se elaborada e implantada, atendendo aos requisitos legais. Os objetivos, metas e programas ambientais foram elaborados e suas ações garantirão a melhoria contínua. A auditoria de certificação da norma ISO 14001 ocorrerá na primeira semana de junho.
 As ações ambientais realizadas pela empresa buscam o desenvolvimento sustentável e o respeito ao homem e ao meio ambiente. Prova disso é a política ambiental da Carbonífera, que busca desenvolver a educação dos colaboradores, o atendimento a Legislação Ambiental, controle operacional e a recuperação de passivos ambientais. Operando a Usina de Beneficiamento Lageado, localizada em Santana, município de Urussanga, a Carbonífera Siderópolis beneficia rejeitos carbono-piritosos de antigas áreas degradadas. A empresa contribui para a reabilitação dos passivos ambientais, gerando emprego e renda com o desenvolvimento da região onde está inserida. A Usina possui capacidade nominal de 150 ton/hora, produção média mensal de 3.500 ton de carvão CE – 4500 (a produção total no ano de 2007 foi de 492.480 ton) e gera 32 empregos diretos.

Ações sociais em forma de projetos

O Projeto Reciclar, Preservar e Brincar, organizado pela Professora Mariléia Nesi Durante, do Centro de Educação Infantil "Sérgio Teixeira", de Urussanga,  recebe o apoio da Carbonífera Siderópolis. O Projeto em parceria foi lançado dia 12 de dezembro de 2007 e o principal objetivo é incentivar e conscientizar os educandos sobre a importância da coleta de lixo para a preservação do meio ambiente. A empresa participa da iniciativa implantando lixeiras para a coleta, confeccionando banners educativos, promovendo palestras e fornecendo todo o material reciclável proveniente da Carbonífera, através do Sistema de Gestão Ambiental, para que a instituição possa comercializar e utilizar o recurso financeiro nas obras necessárias. A empresa ainda está cercando uma área na escola para ampliar o espaço recreativo das crianças.


Mais Informações:
Joice Quadros
Diene Lemos
Assessoria de Imprensa do SIECESC
Fone: (48) 3431-7603
imprensa@carvaomineral.com.br

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351