Acesso Restrito

Siecesc assina convênio “Abrace seu Rio” com Secretaria de Meio Ambiente de Criciúma

29/04/2008

O Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc) assinou hoje, dia 29 de abril, o convênio de cooperação técnica "Abrace seu Rio" com a Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura Municipal de Criciúma. O convênio foi assinado pelo presidente do Siecesc, Ruy Hülse, o prefeito municipal, Anderlei Antonelli e o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Amilton Guidi.

O principal objetivo do projeto é a revitalização do Rio Criciúma sob a visão ambiental, afirma o presidente do Siecesc, engenheiro Ruy Hülse. "Vai se estudar através do Siecesc e Satc, a elaboração de projetos que venham ao encontro da melhoria do rio, que sabemos ser crítica. A conjugação de esforços, no sentido de dar melhores condições ambientais ao Rio Criciúma, será de grande valia para melhorar a qualidade de vida da população", avalia Hülse. O "Abrace seu Rio" é uma iniciativa do Siecesc, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, que contrataram o Centro Satc de Meio Ambiente como executor do projeto.

De acordo com o diretor do Centro Satc de Meio Ambiente, Damião Guedes, um dos problemas da região é a poluição da água e o projeto irá tentar equacionar esta questão. "Não adianta realizar uma ação pontuada sem saber os principais problemas ambientais do rio. Mostrando para a sociedade as agressões que o rio sofre e apresentando sugestões, poderemos buscar as parcerias corretas e discutir quais as melhores alternativas de recuperação", explica. 

Após a assinatura do convênio, o primeiro passo a ser realizado será a organização de um Comitê de Coordenação formado por Siecesc, Satc e Prefeitura, que identificará as ações e planejará atividades para a recuperação das nascentes do Rio Criciúma. Após a formação deste Comitê, as parcerias serão firmadas e todas as informações levantadas e compiladas. "Vamos buscar a participação da comunidade com eventos e atividades de Educação Ambiental", afirma Guedes, ressaltando, ainda, que este projeto é amplo, pois inicia pelo Rio Criciúma e poderá abranger os demais rios da região.


Mais Informações:

Joice Quadros
Diene Lemos
Assessoria de Imprensa do SIECESC
Fone: (48) 3431-7603
imprensa@carvaomineral.com.br

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351