Acesso Restrito

Siecesc entrega cartilhas ambientais na Amrec

02/04/2008

Escolas públicas e particulares dos municípios de Lauro Muller, Orleans, Urussanga, Cocal do Sul, Nova Veneza, Forquilhinha, Treviso e Siderópolis receberam as cartilhas do Projeto de Educação Ambiental. A ação é realizada pelo Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), em parceria com o Centro Satc de Meio Ambiente, e ocorreu nos dias 17 e 18 de março.

No dia 24 de março, o material foi distribuído no Centro Educacional da Satc e dia 25, a entrega foi realizada no Colégio São Bento, em Criciúma. No dia 26 de março, pela manhã, os educandos de Içara receberam o material, entregue na Escola Municipal Ângelo Zanelatto. Já no dia 27, a distribuição foi realizada na Secretaria de Educação da Prefeitura de Criciúma, durante toda a tarde.

Os personagens da cartilha "Indiozinho" e "Mineirinho" entregaram apostilas sobre meio ambiente a educandos de 1ª a 3ª séries (2º ao 4º ano) e apostilas sobre carvão mineral aos alunos de 4ª série (5º ano). "Somente este ano, vamos distribuir cartilhas e brindes a cerca de 40 mil crianças da Amrec e Amesc", comenta a coordenadora pedagógica do Projeto de Educação Ambiental, bióloga Regina Fernandes. Além das cartilhas, os educandos recebem brindes como quebra-cabeças, jogos, adesivos e chaveiros.

De acordo com uma das integrantes da secretaria de educação de Nova Veneza, Alicia Pasquali, este Projeto é um elemento formador de opinião. "As temáticas tratam das questões ambientais do cotidiano e instigam o senso crítico do educando. A cartilha é uma ferramenta a mais que auxilia o educador com atividades diferenciadas", define.

 

Mais de 30 mil cartilhas já foram entregues

 

Desde 2005, 33 mil cartilhas já foram distribuídas aos educandos das regiões Amrec e Amesc e cerca de 1.500 educadores trabalharam o material em sala de aula. O principal objetivo do projeto é desenvolver a educação ambiental na região, contribuindo para uma melhor compreensão do meio ambiente, suas interações e a necessidade de uso dos recursos naturais sem comprometer a sobrevivência das atuais e das próximas gerações.


Informações:

Joice Quadros

Diene Lemos

Assessoria de Imprensa do Siecesc

Fone: (48) 3431-7603

imprensa@carvaomineral.com.br

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351