Acesso Restrito

MPX obtém recursos para usina em Recife

29/02/2008

     A MPX Energia S/A obteve um empréstimo-ponte de US$ 270 milhões outorgado pelo Citibank e por um sindicato de bancos. O dinheiro será usado para financiar uma nova usina termelétrica em Recife.

     A companhia explicou em comunicado enviado ontem aos mercados financeiros que o empréstimo acelerará a construção da Unidade Termelétrica MPX Pecém, em Recife no estado de Pernambuco.

    A usina terá capacidade total de geração de 720 megawatts em uma primeira fase e de 360 megawatts na segunda e deverá começar a atuar entre 2011 e 2012, segundo os planos da empresa.

    Em Pecém são realizados vários projetos industriais de longo alcance, incluindo uma refinaria da Petrobras em associação com a Petróleos de Venezuela S/A (PDV-AS), projeto já aprovado.

    A Petrobras também constrói na região um terminal e uma usina descompressora de Gás Natural Liquefeito (GNL) importado.

    A MPX possui em sua carteira nove projetos de geração de energia em várias partes do Brasil, todos baseados principalmente na queima de carvão pulverizado, aproveitando as reservas do mineral no Rio Grande do Sul.

 

Fontes financiadoras

 

    O empréstimo-ponte para a termelétrica de Pecém – o projeto mais avançado – será pago com outro empréstimo, de longo prazo, que a MPX Energia administra com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico  e Social (BNDES), explicou a companhia.

    O empréstimo-ponte, que é liderado pelo CitiBank, também é respaldado pelo Banco  do Brasil, Banco Espírito Santo, Grupo Comercial Português, ING Bank e o West LB.

    A primeira fase da termelétrica, com um custo de US 1,2 bilhão, é desenvolvida através de uma associação conjunta em partes iguais com as Energias do Brasil.


Gazeta Mercantil

São Paulo/SP

Caderno A

29/02/2008

    Somos associados

     

  • CIAB
  • epe
  • World Coal Association
  • Global CCS Institute

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351