Acesso Restrito

Responsabilidade Social e Ambiental

  A Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - Satc, foi fundada em 02 de maio de 1959 por iniciativa da Indústria de Extração de Carvão Mineral da Região Carbonífera de Santa Catarina. Instalada em Criciúma, Santa Catarina, ocupa uma área total de 550 mil m², com 28 mil m² de área construída. As empresas mineradoras investem 1% do seu faturamento na SATC.

  Em abril de 1963, a SATC criou a Escola Industrial. Em 1969, por exigência de mercado, foi criada a Escola Técnica General Oswaldo Pinto da Veiga, hoje Escola Técnica Satc, em convênio com o Senai. Em 1989 iniciou a maior crise que o setor já atravessou, devido a medidas do Governo Federal, que quase inviabilizaram a indústria carbonífera e conseqüentemente a SATC, quando a escola foi praticamente fechada. Em 1990, as empresas mineradoras, preocupadas com a função social, repensaram a escola e, com a contribuição de pais e alunos, a reativaram.

  Com a SATC, o setor carbonífero oportuniza o ensino para pessoas de baixa renda. A qualidade de ensino é reconhecida em todo o Estado. Exemplo disso é o fato de todos os seus alunos encontrarem espaço no mercado de trabalho, além do estabelecimento estar classificado entre os melhores do estado catarinense em aprovação no vestibular, de acordo com levantamento do Sindicato das Escolas Particulares do Estado (Sinepe), mesmo sem ter a função de preparar para o concurso.

  Impulsionada por fatores como a contribuição de pais e alunos e melhoria nas atividades do setor carbonífero, aliados a uma gestão estratégica, a SATC foi reestruturada e, a partir de 2000, passou a ser um Centro de Educação e Tecnologia, composta por seis áreas principais:

  - Centro Educacional - SATC: responsável pela educação básica, do fundamental ao médio;
  - Escola Técnica – SATC: forma técnicos para as diversas áreas econômicas da região;
  - Faculdade - SATC: com cursos de nível superior na área tecnológica;
  - Centro de Capacitação Empresarial e Assistência Comunitária: responde pela organização de cursos específicos de formação profissional, como mecânica, eletroeletrônica, informática e relações humanas.
  - Centro de Serviços Empresariais: presta serviços de apoio às empresas nas áreas de calibração, análise de águas, efluentes e carvão.
  - Centro SATC de Meio Ambiente: tem sua existência voltada para aos campos educacional, prestação de serviços, assessoria e consultoria para ações de preservação ao meio ambiente.

  Nos dias atuais, a SATC conta com mais de cinco mil alunos, matriculados no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e cursos superiores.

  A SATC assumiu a proposta de se tornar uma alternativa em oferecer à comunidade cursos em nível Superior. Neste contexto, a partir de 1997 foram investidos mais de US$ 600 mil na compra de equipamentos nas áreas de automação industrial, como laboratórios de informática, centro de usinagem e tornos e simuladores de comando numéricos, entre outros. Em nível de Terceiro Grau, e através de parcerias com a Unesc e o Senai, a SATC dispõe dos cursos de Tecnologia em Telecomunicações, Polímeros, Automação Industrial, Eletromecânica e Moda e Estilo. Criado em novembro de 2003, o primeiro curso próprio da SATC é o curso de Engenharia Elétrica. Em 2004, o MEC autorizou o curso de Engenharia Mecânica. Em 2006, a Faculdade Satc firmou parceria com a Universidade de Padova para a execução de programas e projetos de pesquisa e desenvolvimento e intercâmbio diversos. O próximo curso da Faculdade Satc será Web Jornalismo.

  Na educação profissional, os Cursos Técnicos oferecidos são: Mecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Design, Mineração, Meio Ambiente, Eletromecânica, Projetos Mecânicos, Secretariado, Informática Industrial, Plástico, Metalurgia e Cerâmica Artística Artesanal. O curso Técnico de Cerâmica Artística Artesanal é único no Brasil, e para tanto foi construído um novo prédio para abrigálo, o Ateliê de Cerâmica Artística Artesanal (CEART) Diomício Freitas, que foi inaugurado no dia 08 de agosto de 2005. A Escola Técnica SATC possui um intercâmbio com a Escola Técnica de Vittorio Veneto, na Itália, constituindo-se a primeira iniciativa do gemellaggio de Criciúma com aquela cidade.

  A Satc promove cursos de nível básico de qualificação e requalificação profissional, como Mecânica, Pneumática, Hidráulica, Eletrônica, Operador Multifuncional, Design de Embalagens, Montagem e Manutenção de Microcomputadores, Eletricidade Predial e Residencial, Eletricidade Industrial, Torneiro Mecânico, Auto Cad, Torno CNC, Calderaria, Informática Básica, Corel Draw , através do Centro de Capacitação Empresarial e Assistência Comunitária.

  Provedora da Internet, a SATC tem laboratórios completos de informática, de última geração, à disposição dos alunos, bem como dispõe de uma Biblioteca com cerca de 30 mil títulos. Nas dependências da SATC funciona o Laboratório de Análises e Ensaios de Carvão (LAEC), um dos poucos laboratórios do País credenciados para análise do carvão, responsável pelo controle de qualidade dos produtos comercializados pelas empresas carboníferas. O LAEC dispõe de equipamentos de ensaios tecnológicos para beneficiamento de minérios em geral e simulações de processos para tratamento de efluentes industriais.
  O Laboratório de Metrologia (LAMETRO) realiza trabalhos de calibração e metrologia para empresas, oferecendo consultoria técnica, com profissionais e equipamentos especializados e o Laboratório de Análises Químicas e Ambientais (LAQUA) realiza análises de águas e efluentes. Tanto o LAEC quanto o LAMETRO possuem a certificação NBR ISO 9001:2000 pela BRTUV, à disposição das empresas.

  A atuação da SATC extrapola a área da educação, sendo também conhecida pela qualidade da sua Banda, fundada em 1965. A Banda Marcial da SATC, que já representou Criciúma e Santa Catarina em eventos nacionais, atualmente concentra seus esforços na região. Em 2004, chegou ao número de 500 apresentações, caracterizando-se como uma banda comunitária.

Acesse o site da SATC

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351